GETSET

Dia dos Namorados X Valentine’s Day

Desde 1948 o Brasil comemora a data mais romântica do mundo em 12 de junho. Mas sabia que somos do contra? Nos mais variados países, a data é chamada de Valentine’s Day e é comemorada em 14 de fevereiro. E por que isso?  

 


O Dia dos Namorados brasileiro fica próximo ao dia de Santo Antônio (13/6), conhecido como o santo casamenteiro. Mas a data está muito mais ligada a motivos comerciais. No final da década de 40, o publicitário João Doria – pai do atual prefeito de São Paulo – foi contratado por uma loja para melhorar as vendas do mês de junho que estavam muito baixas. Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães instituiu 12 de junho Dia dos Namorados. Ou seja, tudo baseado no mês de desaquecimento das vendas.

"Não é só com beijos que se prova o amor!", dizia um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. "Não se esqueçam: amor com amor se paga", afirmava outro. A propaganda foi julgada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda à época.

Atualmente, o Dia dos Namorados já é a terceira melhor data para o comércio no país - atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Valentine’s Day

Quem é esse tal de São Valentim? A história mais conhecida é que ele era um padre de Roma condenado à morte no século 3. A história conta que o imperador Claudio II baniu os casamentos naquele século por acreditar que homens casados se tornavam soldados piores - a ideia dele era de que solteiros, sem qualquer responsabilidade familiar, poderiam render melhor no Exército.

Valetim, porém, defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e dava sentido ao mundo. Por isso, ele passou a quebrar a lei e organizar cerimônias em segredo.

Apesar de estar em queda, o "Valentine's Day" ainda rende um faturamento considerável nos Estados Unidos. Os presentes mais comprados nos EUA, nesta data são, respectivamente: o tradicional cartão de São Valentim, chocolates e balas e, em terceiro lugar, flores.

Gostou das curiosidades? Comenta aqui se já conhecia alguma! ;)

Contato

Connect With Us