GETSET

ROTINA NA HORA DO INGLÊS

“Tarefas que parecem incrivelmente complexas no início, como aprender a tocar violão e falar uma língua estrangeira, podem se tornar muito mais fáceis depois de executadas inúmeras vezes". É o que afirma Charles Duhigg, jornalista investigativo do New York Times. Segundo ele, todos começam com um padrão psicológico. Primeiro, há uma sugestão, ou gatilho, que diz ao seu cérebro para entrar em modo automático e desdobrar um comportamento. Depois, há a rotina, que é o comportamento em si.

E como fazer com que estudar inglês se torne habitual em sua vida? Já pensou em como isso pode ser a mola propulsora para falar fluentemente a língua? Listamos algumas sugestões que vão dar uma mãozinha na hora de criar uma rotina para aprender inglês.

1 – Saiba o motivo pelo qual quer aprender inglês

Para se aperfeiçoar, para o mercado de trabalho, por conta de uma prova específica ou mesmo somente por aprender. Não importa o motivo, mas saber qual é ele faz toda a diferença na hora de desenvolver uma rotina para estudar inglês.

2 - Gere dúvidas

A rotina não necessariamente precisa ser estressante e quadrada. Dependendo do seu objetivo e deadline¹ pode traçar uma forma mais descontraída de aprendizagem. Mas é importante manter a frequência. Não adianta nada ter contato com a língua uma vez por semana somente.

Você pode assistir um filme, uma série, jogar um jogo online em que tenha contato com pessoas de outros países, ler um texto. O importante é gerar dúvidas. E isso só é possível por meio do contato frequente com a língua. A partir dessas dúvidas vai se deparar com coisas que não sabe e, consequentemente, expandir vocabulário e conhecimento. Se desafie!

3 - Não tenha medo de errar

Para aprender inglês é necessária a repetição. E sim, você vai errar muito. Mas errar não pode se tornar um medo paralisador. Ninguém nasce sabendo e estamos em constante aprendizado. Isso faz parte da vida e não seria diferente na hora de aprender outra língua.

4 - Não traduza literalmente

A língua está intrinsecamente ligada à cultura local.  Não dá para traduzir literalmente as coisas. Algumas expressões, quando traduzidas ao pé da letra, não possuem uma lógica para a gente porque está munida de hábitos e histórias locais. O melhor é entender o contexto do que aquilo quer dizer.

5 – Nada de passar em branco

Não ignore suas dúvidas. Elas que vão guiar seu aprendizado. No início é difícil parar a todo momento para sanar uma dúvida e entender um palavra, mas é necessário e uma forma valiosa em guiar os estudos.

Manter uma rotina demanda energia e vontade. Sem essas duas coisas não tem muito para onde ir. Com tantas responsabilidades e atividades no dia a dia, sabemos como é difícil tornar um hábito o ato estudar inglês. Por isso, a melhor escolha é inserir atividades prazerosas na hora de aprender inglês. Gostou das nossas dicas ou tem sugestões de como mantem a rotina na hora de estudar? Compartilha com a gente nos comentários. ;)

Se não entendeu a expressão a gente explica

1 – Deadline – tempo máximo para a realização de uma tarefa. Prazo.

Contato

Connect With Us